No local, encontram-se obras-primas como Monalisa, Vênus de Milo, antiguidades egípcias e uma imensa exposição de arte.
Com uma extensa coleção de obras-primas que incluem a Monalisa e o apartamento de Napoleão III, o Museu do Louvre, localizado na França, recebe mais de 7 milhões de visitantes por ano, tornando-se o mais visitado e importante do país, em comparação com outros museus.

O local abriu suas portas pela primeira vez em 1793, com coleções da Monarquia Francesa e introduzindo um novo conceito de museu. Hoje, o museu é tão vasto em suas exposições que, para admirar as obras-primas mais importantes, é necessário dedicar a manhã inteira ao local.
O Museu do Louvre está situado na margem direita do rio Sena, em Paris. Seu funcionamento é de segunda, quinta, sábado e domingo, das 09h às 18h, e na quarta e sexta-feira, das 09h às 21h, fechando apenas às terças-feiras.
https://tidd.ly/48Y11mf Hotel perto da Opéra

Os ingressos podem ser adquiridos no museu, com preços variando de € 6 a € 31.
Exposições de Louvre
Dividida por áreas e organizada de forma temática, a coleção do Louvre inclui antiguidades que abrangem civilizações antigas egípcias, grega, etrusca e romanas. Outro ponto importante são os diferentes formatos em que as obras-primas são apresentadas aos visitantes, como cenários, esculturas, pinturas, objetos arqueológicos, impressões com o uso de gravuras e desenhos.
Entre tantas criações artísticas, uma das artes do museu com maior destaque e que todos querem ver ao visitar o Louvre é a famosa Monalisa, uma obra criada pelo artista Leonardo da Vinci por volta de 1503, que atrai pelos detalhes delicados do sorriso e olhar atento da modelo.
A pintura é tão perfeita que transmite a impressão de não ser um quadro, devido ao seu impressionante realismo. Por ser tão apreciada, costuma reunir grandes multidões ao seu redor, o que levou o governo francês a anunciar um projeto de renovação que inclui uma sala exclusiva para exibição da Monalisa, com direito a uma nova entrada para facilitar o acesso à obra de arte.
Além da famosa Monalisa, há outras obras que valem a pena conhecer, como O Casamento em Caná e a Mulher com Espelho, que fica ao lado do quadro. Diante disso, vale pontuar que o museu também abriga peças como a Balsa da Medusa, a Vitória de Samotrácia, Grande Esfinge, a Liberdade Guiando o Povo, além de esculturas de Antonio Canova, como Vênus de Milo.
Apartamento de Napoleão

Um dos salões mais bonitos de Paris, que transmite o esplendor do segundo império, é, com certeza, o apartamento de Napoleão III, exibido no Museu do Louvre. O aposento é luxuoso, com decorações elaboradas e imóveis finos de detalhes dourados e lustres de cristal, refletindo todo o estilo da época de grande luxo e ostentação.
Embora a decoração da época seja rica e exagerada, o ambiente transmite a grandiosidade e a harmonia das cores, juntamente com a importância histórica, pois Napoleão III foi presidente da França e um monarca popular que supervisionou a urbanização e modernização da economia francesa, sendo o primeiro presidente francês eleito por voto direto.
A história de Napoleão III vale a pena ser lida e vista para adentrar e expandir a imaginação durante a contemplação do cenário que faz referência ao segundo império, onde o apartamento é composto por salas ricas em decoração, como a sala de música com piano, recepções, sala de jantar com uma mesa enorme e aposento com móveis entalhados.
Ainda no apartamento de Napoleão, os tetos são decorados com figuras da mitologia grega, um afresco mitológico. As cores são vibrantes, e a pintura é cercada por moldura trabalhada em dourado barroco.

Como explorar o museu sozinho?
Para preparar sua visita, o site do Museu do Louvre oferece um mapa do local, facilitando uma visitação mais organizada e prática. Basta clicar AQUI.
Contudo, certifique-se de verificar previamente os horários de abertura e fechamento das salas. Algumas obras podem não estar em exibição temporariamente, devido a exposições especiais, empréstimos ou processos de conservação.
Caso isso ocorra, siga para a próxima exposição — a experiência continuará rica e completa. Para mais informações detalhadas sobre o acervo e programação atual, acesse o site oficial do Museu do Louvre.




