Os países bálticos que brilharam no evento foram Lituânia, Letônia e Estônia
Dedicado à arte da marionete, combinando técnicas tradicionais e contemporâneas, a 23ª edição do Festival Mundial dos Teatros de Marionetes (FMTM) de Charleville-Mézières, na França, contou com 430 apresentações de 86 companhias de 23 países, entre os dias 19 e 28 de setembro de 2025. Os grandes destaques do evento foram os países bálticos Lituânia, Letônia e Estônia.

As companhias dos países bálticos encantaram o público com produções inspiradoras e visualmente marcantes. A Lituânia exibiu Teatro Vilnius “L él é”, Teatro de Fantoches Klaip éda – Transporte: aperte os cintos, teatro de Fantoches Kaunas – O Leão e o Pássaro. Já a Letônia apresentou o Teatro de Fantoches Letão com Haiku Siberiano e Teatro de rua Gertrude independente com Caminhos da Madeira. A Estônia mostrou Transporte: Linha de Frente e O Menino e a Borboleta.
Ao longo dos 10 dias de festival, as 430 apresentações, divididas em 91 espetáculos, ocuparam ruas, salas e teatros, além de incluir exposições e workshops dedicados à confecção e manipulação de bonecos. O público é diverso, formado por artistas, criadores, pesquisadores, jornalistas e visitantes de todas as idades e origens.

A entrada para apresentações, oficinas e exposições, bem como a interação com os mestres marionetistas gigantes que desfilaram pelas ruas, foi gratuita. As crianças também puderam aproveitar espetáculos repletos de humor, encenações poéticas e filosóficas.
Realizado desde 1961, o festival FMTM acontece a cada dois anos, reunindo mais de 155 mil pessoas em Charleville-Mézières. Nesta edição, três exposições e sete espetáculos de três países foram apresentados, contando ainda com uma programação simultânea de atrações adicionais e a participação de uma companhia brasileira.
Outras apresentações:
Palhaço de bolha
Apresentação para crianças com um pequeno boneco-palhaço que sopra bolhas de sabão, proporcionando uma mistura de leveza, humor e poesia.
O Teatro da Mala Encantada
Em uma velha mala iluminada, surge um pequeno mundo de fadas e sonhos, com uma boneca iluminada que dança balé. A condutora da marionete realiza movimentos com bastante delicadeza, fascinando adultos e crianças.
Packrat – Teatro Visual
O espetáculo retrata a batalha de um pequeno rato para salvar o seu mundo da destruição da natureza, ressaltando a importância de preservar o meio ambiente.
Marionetas de Sombra
Um espetáculo poético que utiliza sobras de papel e luz, projetadas nas paredes, criando danças e formas que estimulam a imaginação do público.
Teatro Clássico em Marionetas
Inspirado na obra de Eugène Ionesco, o espetáculo apresenta marionetes grandes e bem expressivos, convidando o público a refletir sobre a sociedade e o conformismo.



